Luena – O FC Bravos do Maquis do Moxico pode falhar a participação na 5ª edição do Campeonato Nacional de Futebol Sénior Feminino, a disputar-se de 17 a 28 de Julho, em Benguela, por dificuldades financeiras.
De acordo com a vice-presidente do clube para outras modalidades, Maria Zangata, que falava esta quarta-feira, à ANGOP, a equipa está desprovida de recursos financeiros para cobrir as despesas inerentes à sua estreia no campeonato.
Sem revelar a quantia necessária, disse que a equipa continua a efectuar a preparação com vista à participação no campeonato, para evitar eventuais sanções da FAF, caso falhe a presença, enquanto aguarda a decisão da patrocinadora do clube, a SODIAM E.P.
“Todos os clubes inscritos devem participar, de maneiras a não serem sancionados pela FAF, nos resta apenas o pronunciamento da patrocinadora, para ultrapassarmos a situação financeira”, disse a vice-presidente.
Por sua vez, o técnico da equipa, Jacob Inocêncio, reiterou que apesar de ainda não ter a confirmação da direcção do clube sobre a participação, o grupo continua motivado para marcar presença no nacional com a realização de trabalhos diários, trabalhando os aspectos psicológicos, técnicos e tácticas para melhor entrosamento.
A última edição do campeonato nacional de futebol sénior feminino foi disputada em 2008, na cidade do Luena, tendo a equipa do Progresso do Sambizanga sagrando-se campeã, ao derrotar na final o GD Fagec por 2-1, no estádio Mundunduleno.
A equipa feminina do Maquis é a actual campeã do recente Campeonato Provincial realizado na cidade do Luena, com a participação de quatro, nomeadamente, o FC Jovens de Hoje, Estrelinhas do Alto Campo, Tchibum Cle do Km5 e o Clube Três Escolas.